Intervenção Plano de Transportes

Senhor presidente da Assembleia Municipal,

Senhoras e senhores deputados municipais,

Senhor presidente da Câmara Municipal de Coimbra,

Senhoras e senhores vereadores,

Senhoras e senhores jornalistas,

Na passada 2.ª feira, o Movimento ‘Cidadãos por Coimbra’ veio entregar na sessão da Câmara Municipal uma petição subscrita por mais de 800 assinaturas e apresentada pela nossa companheira Esperança Ramos, reivindicando melhores transportes para a União de Freguesias de Assafarge e Antanhol. Houve ocasião para o senhor Presidente da Câmara referir que o assunto da melhoria dos transportes municipais está a ser estudado, quer no âmbito municipal quer no intermunicipal. Temos conhecimento que este problema também é grave noutras freguesias mais periféricas do concelho: Cernache, a sul, e Brasfemes e Souselas/Botão, a norte.

Sobre este tema queremos dirigir algumas perguntas ao Senhor Presidente da Câmara, Dr. Manuel Machado:

  1. Em que fase está este estudo do Plano de Transportes Municipal e como se articulará com o Plano intermunicipal, no âmbito da CIM-RC?
  2. Como se articulará a rede dos SMTUC com o Sistema de Mobilidade do Mondego e com o transporte ferroviário, nacional e regional?
  3. Qual é o calendário já fixado para o lançamento do projeto do SMM?
  4. O que nos pode dizer sobre a nova Estação Ferroviária de Coimbra, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal e da falada Gare Rodoviária Intermodal, da responsabilidade, segundo julgamos, da Câmara Municipal?
  5. Têm os SMTUC previsto a aquisição de autocarros devidamente equipados para o transporte de crianças dos Jardins de Infância e do 1.º ciclo do Ensino Básico, de acordo com as normas de segurança oficiais?
  6. Quando poderá estar resolvido o problema da reclassificação profissional dos motoristas dos SMTUC?

Agradecemos respostas precisas. Muito obrigado.

 

José João Lucas, Coimbra, 14 de dezembro de 2018

Deixe um comentário