Atualização Mapa de Pessoal da CMC – AM JUN. 2020

Atualização do Mapa de Pessoal da Câmara Municipal

– Aprovada com a abstenção do CpC

 

É para todos evidente que este “engordar” do peso da máquina era inevitável com a transferência de competências, sobretudo da Educação. Mas os nossos argumentos e cautelas perante este salto administrativo reavivam-se agora. Com um aumento de cerca de 25% com despesas de pessoal, num orçamento em que estas já consumiam um terço, acendem-se duas luzes vermelhas:

– a 1ª é – estarão asseguradas as devidas transferências de financiamento para cobrir este aumento exponencial de despesa? Nunca o soubemos e agora também não. Sabemos que o dinheiro sobra todos os anos, e contra isso sempre falamos, mas gostaríamos que a sua aplicação não se consumisse apenas na gestão de uma máquina ineficaz;

– a 2ª é precisamente sobre eficácia – somos defensores dos serviços públicos, com trabalhadores de qualidade e com estabilidade, com uma gestão empenhada na eficácia e eficiência desses serviços, mas com uma máquina tão pesada, não corremos o risco de que trabalhe apenas para manutenção própria? Com tanto pessoal para gerir, haverá capacidade para produzir? Não teremos reforçada a tendência de aumento das despesas correntes e diminuição das despesas de capital?

 

Graça Simões

AM 29-06-2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s