COIMBRA NÃO FICARÁ A VER O VERÃO PASSAR

 O Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) apela a todos os cidadãos e cidadãs para que, no respeito pelas condições de segurança sanitária, mobilizem as suas energias nos próximos meses de verão em prol da necessária recuperação económica e da retoma da vida social de Coimbra, com base nos valiosos recursos da própria Cidade e da sua Região. A Cidade que quer vir a ser capital europeia da cultura tem agora a oportunidade para mostrar do que é capaz e para fazer valer todos os seus trunfos. 

O CpC solicitou, hoje mesmo, ao Sr. Presidente da Câmara, uma audiência com vista a fazer o ponto da situação das medidas em curso durante o período de confinamento, a examinar as propostas e os programas de recuperação, designadamente as propostas que o CpC fez no passado mês de abril, e outras novas que possam ir no mesmo sentido. O Município contará com o CpC para exigir a continuação dos programas e apoios governamentais que suportem os apoios sociais, simplifiquem as soluções e eliminem os bloqueios.

O CpC chama a atenção para as más condições presentes em importantíssimos equipamentos como a Praia Fluvial, o Parque Verde em ambas as margens do Mondego e o Parque Manuel Braga, e exorta o Município a dar o exemplo e o sinal de que está apostado em ultrapassar essas dificuldades. Longamente ansiados pelos cidadãos, estes espaços de proximidade são vitais para a ressocialização em espaço público, quando outras alternativas estão impossibilitadas.

A recuperação plena da Cidade após o longo período de confinamento reforça a importância da ligação a todas as forças cívicas que podem fazer a diferença, a começar nos agentes culturais, museus, operadores turísticos, centros de ciência e investigação, Juntas de Freguesia, centro de emprego, pequenas e médias empresas de restauração, associações e movimentos. 

O Verão que agora se inicia pode, se bem aproveitado, constituir uma época privilegiada para dar a conhecer e a fruir a enorme riqueza dos lugares e povoações de Coimbra, da sua natureza, artes, usos e costumes, património construído. Um plano cultural global, bem divulgado, constituído por muitas pequenas iniciativas que combinem lazer, economia local e cultura pode substituir com vantagem os grandes eventos cancelados.

O CpC propõe, ainda, a convocação sem demora de uma reunião da Assembleia Municipal para marcar o arranque desta nova fase da vida da Cidade e debater as medidas e iniciativas que lhe darão corpo. 

O momento é de unir forças para o bem de Coimbra.

Movimento Cidadãos por Coimbra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s