GOVERNO LOCAL DA EDUCAÇÃO: um Grupo de Trabalho do CPC

1. APRESENTAÇÃO – GOVERNO LOCAL DA EDUCAÇÃO
Que a Educação é nuclear em qualquer desenvolvimento é lugar-comum de todas as retóricas, mas lugar excecional de práticas e políticas. Coimbra é este lugar-comum, de uma cidade e sede concelhia que se arroga de exemplar e nobre no conhecimento, mas que não o usa para investir nos futuros.
O CPC, que para tudo defende e convoca o saber mais, que investe na participação cívica e conta com a inteligência coletiva, tem na sua matriz e na sua organização uma aposta nas questões educativas, como eixo central de melhoria da qualidade de cidadania e de vida no Concelho.
Recusando uma focalização estreita na polémica da “municipalização” da educação, em que se evidenciam apenas as variáveis economicistas de gestão de recursos, o CPC considera que é importante discutir e clarificar os contornos e opções do governo local da educação, em que se articulem de facto todas as políticas, num efeito de rede sustentadora de um real desenvolvimento e de uma afirmação identitária.
2. COORDENAÇÃO DO TRABALHO
Catarina Martins e Graça Simões
3. AÇÕES PLANEADAS
– Reuniões/contactos com associações e outras entidades com interesse/impacto na gestão local da educação.
– Realização de uma jornada de reflexão e debate, aberta a toda a população, em torno da questão do governo local da educação. (foi já realizada a 1ª edição)
– Abertura de um fórum de participação alargada na página da internet do CPC.
– Reuniões alargadas a todos os interessados na discussão e dinamização de novas propostas.