Declaração de voto

Declaração de voto lida na Tomada de Posse da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, realizada a 18 de Outubro, sexta-feira, às 21 horas.
“DECLARAÇÃO DE VOTO
A lista candidata à Freguesia de Santo António dos Olivais pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CPC) vota contra a eleição dos vogais propostos pelo recém-eleito Presidente da Junta pelas razões que passamos a enunciar.
Os resultados eleitorais não deram uma maioria clara a nenhuma das forças políticas concorrentes, tendo a coligação PSD-PPM-MPT, que venceu as eleições, obtido cerca de 30% dos votos. Entendemos que o executivo de uma Junta de Freguesia deveria ter uma composição plural, proporcional aos resultados eleitorais. Desse modo, e neste caso em particular, para além do Presidente, a coligação vencedora nomearia dois vogais, tal como o PS, e o Cidadãos por Coimbra nomearia um vogal, tal como a CDU.
O regime político das Juntas da Freguesia tem duas componentes: a primeira, presidencial, dá ao Presidente eleito a faculdade de escolher o executivo; a segunda, parlamentar, dá à Assembleia a prerrogativa de ratificar essa escolha. Ora, a composição que foi apresentada a eleição salvaguarda apenas a primeira dessas componentes, deixando sem representação na Junta quase 2/3 do eleitorado.
Mas não se infira do nosso voto a ideia que iremos fazer uma política de oposição sistemática. Estaremos nesta Assembleia com um espírito positivo, construtivo e colaborativo. Independentemente da autoria das propostas, a nossa postura será a de aprovar tudo o que, na nossa opinião, contribua para a melhoria da qualidade de vida das populações da freguesia de Santo António dos Olivais e rejeitar tudo o que vá no sentido oposto, procurando apresentar soluções alternativas.
Entendemos que estas atitudes vão ao encontro do que defendemos na campanha eleitoral: uma forma diferente de fazer e de estar na política, razões que nos levaram a concretizar a candidatura.
A lista candidata à Freguesia de Santo António dos Olivais pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CPC) aqui representada pelos três eleitos:
Luisa Bebiano Correia, Jorge Martins, Júlio Ramos”